Qual seu biotipo?

 

Desde o nascimento, cada indivíduo traz características biológicas que o definem fisicamente. Tratam-se dos biotipos, também chamados de somatotipos, que são herdados geneticamente. Isso explica porque algumas pessoas comem demais e não engordam, assim como algumas ganham peso com mais facilidade, por exemplo.

Em 1940, o americano William Sheldon classificou o biotipo em três denominações, baseados em três componentes primários, relativos ao genótipo do indivíduo que são: endomorfia, mesomorfia e a ectomorfia. Conhecer o seu biotipo pode te ajudar a ter resultados mais satisfatórios no treino, já que cada um exige uma dieta e foco diferente.

Ectomorfos

São naturalmente magros, com baixo percentual de gordura. Possuem dificuldade em ganhar peso, quer seja massa muscular ou gordura. Possuem uma estrutura óssea estreita, ombros curtos, cintura fina e uma caixa torácica estreita.

Mesomorfos

Podem ganhar e perder peso, quer seja massa muscular ou gordura. Possuem estrutura óssea ideal, tem os ombros largos e a cintura estreita, além de uma caixa torácica larga.  Mesomorfos não encontram muitos desafios ou barreiras durante os treinos, já que possuem um corpo praticamente atlético e os resultados são obtidos com maior facilidade.

Endomorfos

Possuem muita facilidade em ganhar peso. São naturalmente pesados e têm os ombros largos, caixa torácica e cintura largas. Apesar de ganharem peso com muita facilidade, normalmente o peso que ganham é mais de gordura do que músculo, tendo sempre dificuldade para perdê-la.

 

Escrito por: Renato Gomes Negreiros
Instrutor FISIFORM