A aula de GAP consiste em exercícios para glúteos, abdome e pernas, explicando o porquê da sigla. Esta aula tripla e mais completa surgiu nos anos 90, quando a mulher independente começou a ter cada vez menos tempo disponível para malhar. Os moldes tradicionais pediria um dia para cada bateria de exercícios e trabalho em uma musculatura, então se trabalharia no máximo pernas e abdome. Com os novos exercícios em tríplice, fica mais fácil se dedicar a ao que importa. Afinal, quem não busca uma boa academia para este grupo muscular, não é mesmo? Em especial pernas torneadas, o sonho de diversas mulheres. A aula dura em média 40 minutos, o que não é pouco.
O grupo de exercícios de GAP listados para uma aula é composto por exercícios para tornear as pernas que ajudam também a definir a musculatura do bumbum, malhar braços algumas vezes e abdominais aos montes ou outros exercícios legais para esta parte do corpo. Não são complicados e muito menos cansativos demais, moderados. O que aumenta mesmo é a resistência e por isso os músculos trabalham, pois usa-se caneleiras e outros tipos de peso para ajudar no trabalho. Há quem não use nada para começar a criar resistência corporal e apenas depois busque resistência para apenas depois pensar no tornear. Para quem nunca fez aula vai cansar um pouco, então forçar no peso não é uma boa pedida. Comece de leve, sem caneleiras mesmo e depois você vá aumentando os pesos.
O GAP trabalha a musculatura localizada, por isso você terá muito mais um trabalho por setor que a perda de peso. Ela existe, mas se quiser queimar calorias em menos tempo, a indicação é fazer aulas mais intensas em exercícios, como ginástica, zumba, aeróbica, etc… Mas como todo exercício físico, envolve o movimento do corpo, aumento de tônus muscular e outros benefícios.
Um dos principais benefícios é a melhoria da atividade cardiovascular, bem como da coordenação motora, do tônus da pele e até do equilíbrio dependendo da aula. Você fica mais resistente para algumas atividades do dia a dia, e isso é um excelente benefício a ser listado.
Escrito por Renato Negreiros
Instrutor Fisiform